Câmara começa a utilizar novos sistemas integrados de administração financeira e controle.

imagem siafc

A Câmara Municipal de Piracuruca, a partir de janeiro de 2022, passará a utilizar novo pacote de Sistema Integrado de Administração Financeira e Controle (SIAFC). Sitemas de Administração que a Prefeitura já utiliza há alguns.

O SIAFC é um engenho de informática e tecnologia da informação e comunicação desenvolvido em 2009 para que os entes públicos municipais pudessem cumprir o comando contido na Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF, art. 48, parágrafo único, inciso III). Sua principal finalidade é assegurar a Transparência da Gestão Fiscal, liberando ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, na rede mundial de computadores (internet).

O SIAFC é composto por um conjunto de módulos que trabalham em rede, de forma interligada e interdependente, garantindo a atualização automática dos bancos de dados e respectiva replicação dos dados e informações pela sistemática denominada de “processamento em nuvens” (cloud computing).

Com o advento da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso a Informação), o SIAFC incorporou diversos recursos tecnológicos para viabilizar o Serviço de Informação ao Cidadão - SIC.

o pacote de novos sistemas serão implantados de forma gradual, com a devida capacitação dos usuários desta Câmara.

Atenciosamente,

A Direção