RETOMADA DA INSTALAÇÃO DO CBH PARNAÍBA E A ELEIÇÃO DE SUA DIRETORIA

CBH Parnaíba

RELEASE/SUGESTÃO DE PAUTA

De 19 de junho a 31 de agosto de 2023.

Visita dos mobilizadores sociais aos municípios na área de abrangência da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba

No dia 19 de junho será aberto também o período de inscrições aos interessados em participar do processo eleitoral que definirá os membros do CBH

A partir do dia 19 de junho (segunda-feira) os mobilizadores sociais começam a percorrer os 277 municípios da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba (CBH Parnaíba), cuja área de drenagem abrange os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará. A meta é que essas visitas se encerrem no dia 31 de agosto.

Eles estarão distribuídos em 10 áreas de mobilização, com bases de apoio nas cidades de Crateús e São Benedito, no Ceará; Balsas, Timon e São Bernardo, no Maranhão; e Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano, Picos, Valença do Piauí, Teresina, Castelo do Piauí, Piripiri e Parnaíba, no Piauí.

Nessas visitas aos municípios os mobilizadores irão informar a sociedade sobre a retomada do processo de instalação do CBH e formas de participação no processo eleitoral que definirá os membros do Comitê para a gestão 2023-2027.

Irão também credenciar entidades e agentes passíveis de compor o CBH Parnaíba, tais como Prefeituras Municipais, entidades representativas de usuários de água, grandes usuários de água, instituições de ensino e pesquisa, membros de colegiados de recursos hídricos e de meio ambiente e associações da sociedade civil com atuação na bacia hidrográfica

O público mapeado será convidado a participar da próxima etapa de formalização do CBH Parnaíba, os Seminários Regionais. Serão realizados 14 eventos, entre os dias 22 e 31 de agosto, sendo 02 no Ceará, 03 no Maranhão e 09 no Piauí, respeitando a representatividade de cada Estado na área de drenagem da bacia do rio Parnaíba.

Inscrições para participar do processo eleitoral: de 19/06 a 06/09/23

Os interessados em pleitear uma vaga no Comitê devem encaminhar formulário de inscrição devidamente preenchido e os demais documentos entre os dias 19 de junho e 06 de setembro de 2023, conforme a opção de inscrição pretendida. Além de preencher as fichas com os mobilizadores sociais que estarão nos municípios, poderão optar por uma das seguintes formas:

1. Presencialmente, no escritório de apoio do CBH Parnaíba, localizado na Avenida Elias João Tajra, 1717, bairro Fátima, em Teresina/PI, CEP: 64049-305.
  1. Pelos Correios (Sedex com AR), endereçado ao Escritório de Apoio do CBH Parnaíba (no endereço acima) devendo encaminhar o comprovante de envio para o e-mail: secretaria@cbhparnaiba.com.br. No envelope deverá estar indicado “Inscrição no Processo Eleitoral do CBH Parnaíba”.
  1. Por meio eletrônico, pelo e-mail: secretaria@cbhparnaiba.com.br

A relação dos habilitados será divulgada no dia 22 de setembro.

Informações adicionais sobre o processo eleitoral encontram-se disponíveis:

• Pelo telefone (86) 99911-2439
  • No site do CBH Parnaíba (www.cbhparnaiba.com.br)
  • Nos sites da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão – Sema/MA (www.sema.ma.gov.br), da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará – SRH/CE (www.srh.ce.gov.br) e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí – Semar/PI (www.semar.pi.gov.br).

Cida Silveira: (86) 98193-9904

Cida Morais: (86) 98156-4252